domingo, 14 de junho de 2009

Movimento da Escola Moderna (MEM)

Trabalhar numa sala de Jardim de Infância de acordo com os princípios deste movimento implica uma dinâmica de organização cooperada do trabalho, onde cada criança participa, com tempos, espaços e instrumentos próprios de forma a nos organizarmos como grupo.
Este sistema faz parte de um modelo pedagógico que assenta numa prática democrática da gestão das actividades, dos materiais, do temp e do espaço e pretende, através da acção dos educadores que dele fazem parte, proporcionar uma vivência democrática e um desenvolvimento sócio-moral das crianças, garantindo a sua participação na gestão da vida da sala e da escola. Esta gestão é apoiada por instrumentos de pilotagem, registo e avaliação, tais como: Mapa de Presenças, Mapa de actividades, Mapa de Tarefas, Plano do Dia, Lista de Projectos e o Diário de Grupo.
Este último é um instrumento mediador e operador de regulação social do grupo e do processo de negociação permanente interactiva que uma educação cooperada ou democrática pressupõe. No diário escrevem-se as ocorrências negativas e positivas do grupo, o que queremos fazer, saber ou mudar e o que fizemos. No final da semana o Diário é lido, conversado e reflectido em grupo e a partir daqui constroem-se por exemplo as regras de convivência.
No dia-a-dia da sala, temos momentos de reunião, adultos e crianças à volta da mesa em que planeamos o trabalho a ser realizado, em que partilhamos saberes, em que avaliamos trabalhos, tarefas e atitudes, em que comunicamos descobertas e aprendizagens.
O espaço educativo está organizado por áreas de trabalho de modo a permitir que as crianças realizem actividades previamente escolhidas e por uma área polivalente para trabalho colectivo. A escolha e realização das actividades pressupõe um compromisso e uma responsabilização por parte delas. Os materiais encontram-se ao alcance e à sua disposição para que os possam utilizar autonomamente. Esta organização do espaço permite que elas possam estar nas áreas de trabalho sozinhas, em pares ou em pequeno grupo. Todo o espaço da sala é enriquecido com as produções das crianças que retratam e dão sentido à vida do grupo, apoiam as aprendizagens, sugerem e provocam projectos.
Fonte: Revista Coisas de Criança


Alguns instrumentos de trabalho que observei ao longo do meu estágio

Mapa de Presenças





Mapa de Actividades


Mapa de Tarefas



Diário de Turma

























































Sem comentários: