sábado, 6 de junho de 2009

Avaliação em Educação de Infância

Aqui deixamos alguns instrumentos de avaliação relativos à organização do trabalho nas salas de jardim de infância.


Guião para avaliação da organização do espaço-materiais na sala de jardim de infância


Jardim de infância:

N.º de crianças do grupo:

Idades das crianças do grupo:

Outras observações importantes:

Data do preenchimento da ficha:

Observador/a:


1. Início do ano escolar

1.1. Como foi definida a organização do espaço-materiais?

1.1.1. Só pela/o educador/a? Como?

1.1.2. Pelo/a educador/a em conjunto com as crianças? Como?

1.2. Quais foram as estratégias utilizadas para a familiarização das crianças com a organização do espaço da sala de actividades?



2. Alterações posteriores

2.1. Após a fase inicial do ano escolar, a organização espaço-materiais sofreu alterações? Quais?

2.1.1. Como foram definidas estas alterações?

2.1.1.1. Só pela/o educador/a? Como?

2.1.1.2. Pela/o educador/a em colaboração com as crianças? Como?

2.1.2. Porque surgiram estas alterações?

2.1.3. Que implicações tiveram estas alterações nas práticas de trabalho?


3. Organização actual

3.1. Esquematização da planta da sala.

3.2. Esquematização das áreas de actividades existentes.

3.2.1. Para cada área quais são as actividades passíveis de serem diariamente escolhidas pelas crianças?

3.2.2. O equipamento necessário para o desenvolvimento destas actividades está sempre ao alcance das crianças?

3.2.3. Todo este equipamentoestá bem visível/identificado, de forma a que as crianças o possam encontrar facilmente?Como?

3.2.4. Todo o equipamento necessário ara o desenvolvimento da actividade encontra-se na área onde esta se realiza?

3.2.5. Todo este equipamento tem um espaço definido para a sua arrumação?

3.2.6. O equipamento existente para cada actividade é adequado e suficiente?

3.2.7. O espaço definido para a realização de cada actividade é suficiente?

3.3. Como é que estão identificadas as actividades passíveis de serem diariamente escolhidas pelas crianças?

3.4. Como são organizadas com as crianças as escolhas destas actividades? Há um sistema de planeamento definido?

3.4.1. Há um sistema rotativo para não serem sempre as mesmas crianças a escolher primeiro?


4. Observação durante duas manhãs das escolhas das actividades feitas pelas crianças e da forma como o espaço da sala é ocupado durante o seu desenvolvimento.

4.1. Quais são as actividades mais escolhidas pelas crianças?

4.2. Quais são as actividades menos escolhidas pelas crianças?

4.3. Estas escolhas serão influenciadas pela disposição do espaço ou pela organização do equipamento?

4.4. as escolhas serão influenciadas pelo tempo (maior/menor) que o/a educador/a costuma estar a apoiar cada uma destas actividades?

4.5. Outras observações consideradas importantes em relação aos comportamentos e tempo de permanência de cada criança no desenvolvimento das actividades escolhidas.


5. Alterações necessárias

5.1. Que alterações serão importantes realizar em relação à actual organização do espaço-materiais? Porquê?

5.2. Quais serão as implicações destas alterações?


6. Principais dificuldades

6.1. Quais são as principais dificuldades sentidas em relação ao trabalho de organização do espaço-materias?

6.2. Formas possíveis de as ultrapassar?
Fonte: Cadernos de Educação de Infância, n.º 81 - Agosto/2007





Sem comentários: