domingo, 7 de junho de 2009

Avaliação em Educação de Infância

Deixamos-vos por agora mais um possível instrumento de avaliação em Educação de Infância, mas desta vez em relação aos materiais expostos nas paredes das salas de Jardim de Infância. Esperamos de alguma forma ajudar...
Guião para avaliação dos materiais expostos nas paredes das salas de Jardim de Infância
1. Início do ano escolar
1.1. Descrição dos materiais existentes nas paredes da sala de actividades.
1.2. Como surgiram:
1.2.1. Sugestão do/a educador/a? Como?
1.2.2. Sugestão do/a educador/a em conjunto com as crianças? Como?
1.2.3. Mantiveram-se do ano anterior? Porquê?
1.3. Quais foram as estratégias para a familiarização das crianças com a utilização destes materiais?
2. Alterações posteriores
2.1. Após a fase inicial do ano escolar foram realizadas alterações relativamente aos materiais expostos nas paredes da sala? Quais?
2.1.1. Como foram definidas estas alterações?
2.1.1.1. Só pelo/a educador/a? Como?
2.1.1.2. Pelo/a educador/a em colaboração com as crianças? Como?
2.1.2. Porque surgiram estas alterações?
2.1.3. Que implicações tiveram estas alterações nas práticas de trabalho?
3. Organização actual
3.1. Descrição dos materiais existentes.
Para cada um:
3.1.1. Sua designação
3.1.2. Sua esquematização
3.1.3. Descrição da sua utilização
3.1.4. Principais finalidades
3.1.5. Sua intervenção na organização do trabalho desenvolvido pelo grupo
3.2. Em que área de actividades estão localizados?
3.2.2. São acessíveis às crianças?
3.3. No caso dos trabalhos expostos
3.3.1. Predominam trabalhos individuais? De grupo?
3.3.2. Principais finalidades de aprendizagem subjacentes a estes trabalhos?
3.3.3. Qual o critério subjacente à escolha dos trabalhos que são expostos?
3.4. No caso dos quadros guia/identificação
3.4.1. Predominam materiais utilizados pela criança/ou pelo adulto?
3.4.2. Principais finalidades subjacentes à sua utilização?
3.5. Utilização (no caso dos materiais que são periodicamente utilizados)
3.5.1. Os que se destinam a ser utilizados pelas crianças, estas conseguem fazê-lo sozinhas? Porquê?
3.5.2. Todas as crianças os podem utilizar?
3.5.3. A sua utilização é individual? Em pequeno grupo? Em grande grupo?
3.5.4. No caso dos materiais de utilização periódica, há um sistema rotativo para não serem sempre as mesmas crianças as primeiras?
3.5.5. Periodicidade da sua utilização (diária, semanal, quinzenal, mensal, variável)?
3.5.6. Geralmente são utilizados em que momento do dia? Antes ou depois de que actividades? manhã ou tarde? Variável?
3.6. qual o papel que os materiais expostos na sala têm/podem ter como desencadeadores de novos projectos de actividades? Como?
3.7. Existem muitos materiais que não estão a ser utilizados? Porquê?
3.8. outras observações importantes
4. Alterações necessárias
4.1. Que alterações serão importantes realizar? Porquê?
4.2. Quais serão as implicações destas alterações?
5. Principais dificuldades
5.1. Quais as principais dificuldades sentidas em relação à elaboração/utilização destes materiais?
5.2. Formas possíveis de ultrapassar estas dificuldades?
Fonte: Cadernos de Educação de Infância, n.º 81 - Agosto/2007

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