domingo, 7 de junho de 2009

A criança e o desenho infantil

É importante para nós futuras educadoras compreendermos e conhecermos as fases do desenho infantil e a sua relação com a evolução do desenvolvimento humano, de forma a fazer com que a criança aprenda a ter um olhar sensível e pensante.

Ao desenhar, a criança conta a sua história, os seus pensamentos, as suas fantasias, os seus medos, as suas alegrias, as suas tristezas. No acto de desenhar, a criança age e interage com o meio, o seu corpo envolve-se na acção (...) (Novaes, Ema e Neves, Lygia; 2004)

Os desenhos das crianças têm um significado pessoal para ela e muitas vezes os adultos interpretam-nos de maneira diferente, esquecendo que a visão da criança é em muito diferente da do adulto.

Segundo Luquet, "o desenho é uma intima ligação do psíquico e do moral. A intenção de desenhar tal objecto não é senão o prolongamento e a manifestação da sua representação mental; o objecto representado é o que, neste momento, ocupará no espírito do desenhador, um lugar exclusivo ou preponderante".

O desenho da criança vai evoluindo e modificando com o seu desenvolvimento. Para ela o desenho é uma expressão do mundo, ela desenha conforme o modelo interior, a representação mental que possui do objecto a ser desenhado.

Se o educador tiver conhecimento das etapas evolutivas do desenho infantil, ele compreenderá melhor as crianças. Poderá de alguma forma orientar as suas acções pedagógicas com a elaboração de propostas de trabalho que incorporem actividades artísticas, não sendo estas apenas espontâneas por parte da criança, ou seja, o educador poderá colocar o desenho infantil através de uma história, de um passeio, de uma ocorrência na sala, de brincadeira, de jogos, de cantigas, entre outros.

A criança deve poder expressar livremente os seus pensamentos, tendo a autonomia necessária para criar.

O papel do educador é muito importante, ele deverá desafiar, incentivar, procurar ampliar as experiências e os conhecimentos da criança. Deverá ainda ter em conta que o desenho da criança dependerá, e muito do meio em que esta vive, se tem oportunidade de ter cesso a materiais e actividades que permitam e incentivem a sua expressão artística. Deve respeitar o ritmo de cada criança, a maneira como a sua obra está a evoluir, porque cada criança tem um tempo e uma maneira de internalizar as suas experiências e vivências.
Iremos fazer um estudo das estágios, movimentos que foram estudados e posteriormente os colocaremos aqui.

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